top of page
Buscar

Sessões no âmbito do Bullying - Biblioteca Escolar

  • Foto do escritor: Biblioteca Escolar
    Biblioteca Escolar
  • 9 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de jun. de 2023

Podemos definir bullying como um conjunto de comportamentos de carácter agressivo, adotados entre pares, de modo intencional e repetido, podendo afetar e causar dano – a nível físico, verbal, social/relacional, psicológico e/ou sexual – às crianças e jovens, envolvidos numa relação de desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima. As vítimas de bullying podem sentir maior tristeza, diminuição de autoestima, desmotivação e baixa de rendimento escolar, perturbações alimentares e de sono, e maior propensão para comportamentos depressivos Área Governativa da Educação (Plano Escola sem bullying. Plano Escola sem violência https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/)

Atualmente, fala-se de bullying com tanta frequência que corremos o risco de banalizar um termo que traduz uma complexidade de situações com repercussões gravíssimas para o bem – estar das nossas crianças e adolescentes.

À semelhança de outros temas da Educação para a Saúde, este deve ser abordado em contextos específicos, de modo a sensibilizar vítimas e/ou agressores. Quando o assunto é trabalhado por mera rotina tende a ser desvalorizado ou mesmo banalizado. Por essa razão e, ainda, por ser fundamental atuar enquanto as repercussões não atingem um patamar de elevada gravidade, foram realizadas, na Biblioteca Escolar, sessões de sensibilização com várias turmas: 6ºC, 6ºD, 7ºA, 7ºB, 7ºE e 8ºA.


Nestas sessões, foi enfatizado o facto de a discriminação estar muito associada à falta de formação/informação dos discriminadores, tendo-se exemplificado com a trágica perseguição aos albinos que ocorre no continente africano.

De forma lúdica, deu-se a conhecer o perfil típico dos agressores em caso de bullying, pois são habitualmente pessoas que também estão a precisar de ajuda.

Valorizou-se a necessidade de optarmos por comportamentos assertivos, em detrimento dos não assertivos, que incluem não só os agressivos e os manipuladores, como também aqueles que se comportam de modo passivo enquanto veem os problemas a decorrerem. Cabe a todos denunciar qualquer situação que afete o bem-estar de um colega na escola.

Relembrou-se que, muitas vezes, os papéis invertem-se e que nunca devemos desejar para os outros aquilo que não pretendemos para nós. Neste ponto, foi salientada a necessidade de integrarmos os alunos estrangeiros na nossa escola, comparando-a aos inúmeros portugueses que, por sua vez, procuram novas oportunidades noutros países.

A súmula final destas sessões foi efetuada com uma expressão muito conhecida: Podemos não gostar de todos que estão à nossa volta, mas é nossa obrigação tratar toda a gente com respeito!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Apresentação pública de trabalhos

No passado dia 4 de junho, foram apresentados os trabalhos do projeto "Leituras com PES para @ndar", bem como os projetos de Educação...

 
 
 

Comments


Blogue da Biblioteca Escolar 

Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo

©2023 Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo. Todos os direitos reservados.

bottom of page